Tema
Curso de Atualização sobre a cirurgia para exodontia do terceiro molar
Início do Curso
O Curso estará liberado para estudos em fevereiro de 2015
Público Alvo
Cirurgiões Dentistas de todas as especialidades e alunos de graduação em odontologia.
Apresentação
O terceiro molar ou o dente do siso é o último dente a erupcionar e pode causar desconforto nesta fase. Muitos destes dentes não erupcionam ou erupcionam parcialmente ficando apenas com uma parte da coroa exposta na gengiva. Quando passa o tempo normal de erupção por volta dos 20 anos de idade e o mesmo não ocupa seu espaço na arcada dentária o dente pode ser classificado como retido ou parcialmente retido no osso. Isto geralmente ocorre por falta de espaço adequado na boca para a sua acomodação. Mesmos os dentes que erupcionam muitas vezes ficam em posição irregular sem função. A posição posterior destes dentes dificulta a higienização e muitas vezes até o tratamento odontológico e por estes motivos é comum a recomendação do cirurgião-dentista para a remoção dos quatro terceiros molares: dois superiores e dois inferiores. Hoje em dia com a evolução da prevenção e tratamento de cárie dental e grande preocupação dos pacientes com a estética e saúde bucal é raro a perda precoce de dentes o que torna a presença dos dentes do siso desnecessária. Estes dentes apresentam o maior índice de retenção, maior índice de complicação durante sua erupção e durante a sua remoção. Muitas vezes durante sua fase de desenvolvimento apenas uma parte da coroa fica recoberta por gengiva que devido a dificuldade de higiene ou por trauma durante a mastigação, ocorre um processo inflamatório na região chamado de pericoronarite podendo evoluir para uma infecção que pode causar sérios problemos. Esta inflamação causa dor e dificuldade para abrir a boca.
O apinhamento dos dentes na região anterior inferior da mandíbula pode ser causado devido à sua força de erupção e falta de espaço, e apesar de ser um assunto controverso e muito debatido é comum que o especialista em ortodontia solicite a remoção dos mesmos antes, durante ou após o final do tratamento ortodôntico. A época ideal é que estes dentes sejam removidos antes da formação completa da raiz por volta dos quinze anos.
Existe uma grande variação de posicionamento e grau de dificuldade para a sua remoção, por este motivo é que recomendo este curso de atualização on-line. Nele procurei passar meus mais de 20 anos de experiência trabalhando no meu consultório particular e como professor universitário. Você vai poder receber informações atualizadas e com dicas pessoais (que não se encontra em livros) sobre a fase pré, trans e pós-operatória. A grande vantagem do curso on-line é a possibilidade de assistir todo o curso (de alta qualidade de edição) de sua casa ou consultório, no seu computador ou tablet e ainda receber um certificado no fim. Desta forma você fica perto da família e diminui os custos pois não precisa pagar com transporte e hospedagem. Eu recomendo.
Ministrador – Prof. Marcelo Marotta Araujo
O Prof. Marcelo Marotta Araujo após ter realizado estágio na Universidade do Alabama nos Estados Unidos foi contratado aos 24 anos de idade pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e desde então dedica-se de “corpo e alma” ao tratamento de pacientes e ao ensino e pesquisa na área Cirurgia & Traumatologia Buco-maxilo-facial seja através de suas atividades como professor universitário ou como professor de curso de residência.
Certificado Digital com Carga Horária de 30 horas *
No final do Curso o aluno poderá emitir diretamente pelo seu ambiente de estudo o Certificado Digital com Validação Digital.
* O Curso é composto por mais de 270 minutos de videoaulas com o Prof. Marcelo, fórum de discurssão, podcasts, material para download e envio de perguntas para o professor.
Para maiores informações acesse: http://insete.com.br/portal/detalhe/11/cirurgia-do-terceiro-molar.html