Fundada há três anos pelo cirurgião dentista Felipe Rossi, a ONG Por 1 Sorriso reúne profissionais voluntários de todo país.
Com um trabalho cuja intenção é levar mais saúde e autoestima a regiões e cidadãos esquecidos do Brasil e do mundo, a Por 1 Sorriso é uma Organização Não Governamental que oferece tipos de tratamentos dentários de forma gratuita para quem não tem condições de arcar financeiramente, nem com o mais simples dos procedimentos.
Felipe Rossi, fundador e atual presidente da ONG, conta que a ideia do projeto surgiu no final de 2015, quando ele visitou a África pela primeira vez, participando como voluntário em uma missão de outra Organização Não Governamental. Hoje, ele também coordena a parte Odontológica desta ONG.
Felipe voltou para o Brasil muito impactado com aquela situação que viu no país africano. Em abril de 2016, voltou com a Missão África e retornou ao Brasil totalmente convicto de que precisava fazer algo muito maior dentro de sua profissão. Foi aí que surgiu a ONG Por1Sorriso, que já realizou missões em mais de 10 estados brasileiros e na África. “Vislumbramos as mais de 20 milhões de pessoas que nunca passaram por um dentista e, desde o início, já realizamos mais de 23 mil procedimentos odontológicos, impactando um número semelhante de pessoas carentes, que recebem tratamentos completos de graça.”
Além de presidente e fundador da Por1Sorriso e coordenador de Odonto da ONG Missão África, Felipe Rossi também é especialista em Dentística Restauradora e Periodontia, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e professor do Grupo Dental Trends.
A meta é oferecer tratamentos completos e o fato de os serviços prestados serem gratuitos não significa que sejam de baixa qualidade. Felipe conta que a ONG realiza trabalhos de Odontologia moderna, de consultório, fazendo desde serviços de endodontia (com instrumentos rotatórios), até raio-x digital, isolamento absoluto e restaurações com as melhores marcas de resina do mercado. “Fazemos questão de oferecer sempre o melhor para essas pessoas que estão à margem da sociedade, muitas vezes totalmente esquecidas”, completa o cirurgião.
Os locais para realização das missões são escolhidos através de contatos com outros projetos e ONGs, que apontam aqueles que mais necessitam de atendimento odontológico e médico. Isso porque a Por1Sorriso começou levando tratamentos da Odontologia, mas hoje também oferece procedimentos clínicos médicos.
Mesmo com a grandiosidade de seu trabalho, Felipe garante que a ONG não recebe nenhum apoio governamental na área financeira. A ajuda para manter as missões vem de empresas do segmento da Odontologia, que ajudam com a doação de materiais e instrumentos, além de doações de pessoas físicas que também atuam no ramo odontológico. “Buscando alçar novos voos para divulgar a causa e proporcionar encontros do bem, a Quinelato e outras empresas nos ajudaram a chegar nos lugares que queremos, contribuindo atendimentos de qualidade levando o que há de melhor e mais seguro para aqueles que não têm acesso. Agradecemos a todos os nossos parceiros pelo respeito, confiança, carinho e apoio por estas incríveis parcerias”, completa o pessoal do marketing da ONG Por1 Sorriso.
Imagens cedidas pela instituição.
Saiba mais sobre a ONG POR 1 SORRISO:
www.por1sorriso.org
Perfil no IG: @por1sorriso